Laboratório de Qualidade

Desde 2019, nós instalamos o laboratório de qualidade na fazenda com o objetivo de avaliar e melhorar tanto a qualidade da bebida como a segurança alimentar.

Análise física do grão

A análise física do grão tem o objetivo de avaliar a granulometria da safra, defeitos físicos do café e medição de densidade do grão para avaliação do rendimento da safra. A densidade é utilizada pelos torradores para criar os perfis de torra, é um dado importante.

Na avaliação física pontuamos nosso café no padrão COB, uma classificação brasileira de avaliação.

Avaliação sensorial

Através da avaliação sensorial, pontuamos nossos cafés no padrão SCA (Specialty Coffee Association) Para fazer avaliação SCA é necessário um profissional habilitado pela CQI (Coffee Quality Institute). Dentro da nossa equipe temos QGrader habilitado pela CQI que avalia dia a dia a produção dos cafés na fazenda.

Para pontuar esses cafés e classificar como especiais são avaliados 11 atributos. Sendo eles:

  • Fragrância/Aroma
  • Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)
  • Ausência de Defeitos
  • Doçura
  • Sabor
  • Acidez
  • Corpo
  • Finalização
  • Harmonia
  • Conceito Final (Impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra).
 
 



Avaliação da curva de torra

A curva de torra é importante informação para uma boa avaliação do sensorial do café. A torra é realizada por profissional habilitado e com a ajuda de um software que registra e controla a torra. Usamos o Cropster para avaliação e registro da curva de torra. Através desse método podemos sugerir uma curva de torra para os clientes quando adquirirem nossos cafés.

 



Avaliação em diferentes métodos de coagem

Para garantir e conhecer melhor o produto final é feita avaliação pela barista em vários métodos de bebidas. Essa avaliação conclui todo o trabalho do pé a xícara. Assim podemos sugerir qual o melhor café de acordo com a necessidade de cada cliente.

 

 



Avaliação de segurança alimentar

Os cafés são avaliados anualmente através de envio a laboratório externo para realização. Além da avaliação do grão do café fazemos também a avaliação do mel extraído na florada do café. Pelo segundo ano conseguimos produzir um mel de caráter especial, mais de 90% de coffeea no material. Além da ultima análise esse ano realizamos análise de resíduo no mel. Mais de 600 substancias testadas e não detectadas. Nosso cuidado com segurança alimentar não acontece apenas no produto acabado. Avaliamos dia a dia com cuidado cada item que será usado na produção. Não usamos glifosato desde 2018, conseguimos além de produzir uma bebida de qualidade ter também uma xícara com segurança alimentar.